segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A fruta da Rainha

Esta fruta deliciosa de origem asiática, adaptou-se muito bem ao clima tropical da Mata Atlântica do sul da Bahia. É conhecida por muitos como "A Fruta da Rainha" pois a rainha Vitória da Inglaterra ao prová-la disse nunca antes ter experimentado fruta tão deliciosa.
Trazida pelos imigrantes japoneses, que são os maiores produtores da região, o mangostim incrementa a renda de pequenos produtores rurais da região que antes era monocultivada pelo cacau.
Com seu sabor doce e levemente ácido, o mangostim agrada aos paladares mais exigentes. É impossível comer um só. Sua casca vai do tom vermelho escuro ao marrom, dependendo da variedade. Possui uma polpa branca e suculenta com poucos caroços que podem ser plantados assim que utilizada a polpa.
Segundo a sabedoria popular, sua casca pode ser consumida em forma de chá para auxiliar no controle do diabetes e colesterol alto.
É uma fruta para poucos, pois sua safra é curta - apenas duas vezes por ano, entre maio e agosto  e entre outubro e dezembro, se as condições climáticas forem satisfatórias para esta exigente árvore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário